ND do Pântano do Sul

ND do Pântano do Sul
A LUTA PELO PARQUE CONTINUA!

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Dois novos eventos podem alterar o monótono curso que vem caracterizando o processo do PDP até agora.



A ação de enfrentamento tomada pela bancada popular do NGM, abandonando o recinto da reunião no último dia 14 de junho, em protesto contra a falta de respeito da PMF em atender às exigências legais para que os trabalhos do Plano Diretor possam ocorrer de forma participativa como deve ser (disponibilização de materiais como cartilhas e mapas, plano de mídia que permita a divulgação e mobilização, por exemplo) teve um efeito muito positivo.
Na última reunião do dia 28 de junho, a PMF mudou sua conduta e o Sr.Salomão  M. Sobrinho, novo presidente do NGM, declarou que a prefeitura decidiu atender as demandas feitas pela bancada popular (ainda que não em sua totalidade).
A bancada mostrou-se coesa e decidida a dar continuidade ao enfrentamento até que tenhamos atendidas nossas reivindicações.
Nesta terça-feira à tarde, duas comissões se reuniram, compostas por membros da bancada popular e grupo da PMF: uma para tratar da questão dos mapas, que devem ser disponibilizados tanto em papel como em programa que permita alterações, e outra para tratar da questão da mídia- material de divulgação, carro de som, faixas, etc.
O outro evento, foi a divulgação do parecer sobre o anteprojeto da PMF feito por Gert Schinke e aprovado em nossa reunião do ND.
Esse parecer, ao nosso ver, é importante peça que extirpa o gesso, que é a Reserva da Biosfera em Ambiente Urbano (RBAU), do anteprojeto da PMF, juntamente com outros tantos títulos e artigos que inviabilizam sua função enquanto peça legal que deve trazer em seu bojo as deliberações aprovadas em Audiências Públicas nas comunidades.
Em evento ocorrido na UFSC na tarde desta quarta-feira, dia 4 de junho, quando da apresentação de um parecer do ICMBio sobre as UCs dentro do contexto do anteprojeto da PMF,  o parecer de Gert Schinke, endossado pelo ND do Pântano do Sul, fez importante contraponto, sendo apoiado e defendido por diversas lideranças lá presentes.
O engodo da Reserva da Biosfera Urbana criado sob medida pela CEPA, que nenhum valor legal tem, e nem mesmo tem o aval da UNESCO como alardeado hoje pela PMF e CEPA, à época, foi denunciado por lideranças do movimento ecológico, bem como por técnicos. O pessoal do ICMBio, infelizmente, demonstrou desconhecimento da conjuntura política que envolve o PDP e baseou seu parecer no frankstein criado pela CEPA sob encomenda da PMF.



Nenhum comentário:

Postar um comentário