ND do Pântano do Sul

ND do Pântano do Sul
A LUTA PELO PARQUE CONTINUA!

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

RELATO E AVALIAÇAO DA “OFICINA” DA PMF NO PANTANO DO SUL


E aconteceu a tal da reunião da prefeitura 
Uma vez mais, sem divulgação alguma e longe da área do distrito mais populosa, que é a Armação, a oficina de faz-de-conta contou com cerca de 35 pessoas lá na ABA (Açores). (Um terço dos participantes era do nosso ND)

Bem, quanto ao que foi a tal da reunião, vale relatar o já esperado:
A nossa reivindicação (ND Pântano) foi a única de caráter coletivo:
Reivindicamos que:
- o projeto do Entorno, totalmente ignorado no novo plano, fosse nele incluído como deliberado na Audiência Pública do Plano Diretor Participativo de 2008.
- o zoneamento de AEA (Área de Estudo Ambiental) apresentado no anteprojeto da prefeitura retornasse à área da planície do Pântano. Já que os vereadores, a serviço de construtoras, a transformou em AUE (Área de Urbanização Especial) na votaçao-farsa do plano (AUE que na prática é um verdadeiro aue, mesmo! - Festa para as construtoras)

As reivindicações de cunho umbilical (interesse pessoal) vieram por parte:
- Da JAT, para transformar a planície num empreendimento “chique” 
- Do Regis, para fazer seu resort na APP do Matadeiro
- De um biólogo, vendendo seu peixe (empresa de EIA) e tentando desinformar, tratando a criação do parque do Pântano (deliberação em AP do Plano Diretor com base nos pareceres feitos pelo IBAMA e FATMA) como se esta tivesse sido fruto de uma ideologia (?) de um grupo de ongs (???) (pirou de vez! Agora coletivo do processo do plano diretor virou ONG? – vixe!!!)
E do lado dos empresários defendendo seus umbigos, ainda tivemos que agüentar provocações de capo... Um indivíduo que tentou tumultuar o ambiente agredindo nosso grupo com xenofobia e ataques pessoais- veio de chinelo de dedo, como ele mesmo afirmou, pra provar que era da terra-  e de carrão com o coronel, seu patrão.
Felizmente, mais essa etapa terminou! 

Velhas artimanhas, velha política, velhos interesses, velhos capos submissos e velhas provocações para defender a velha especulação.

O que avaliamos que vai acontecer, é que a prefeitura-IPUF alterará o zoneamento da planície de volta a  AEA na emenda a ser apresentada à Câmara só pra se safarem, pois acordo já feito por fora (entre empresários, prefeito e vereadores), na hora da votação da emenda, os vereadores retomam a AUE ... e a gente continua a briga na justiça mesmo, com o Ministério Público do nosso lado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário