ND do Pântano do Sul

ND do Pântano do Sul
A LUTA PELO PARQUE CONTINUA!

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

O PROCESSO DE RECATEGORIZAÇAO DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DA LAGOINHA DO LESTE

No dia 7 de julho de 2015, a FLORAM chamou a populaçao do Distrito do Pantano do Sul para fazer uma Consulta Pública referente à reavaliação e adequação do Parque Municipal da Lagoinha do Leste, de acordo com a Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) a ser realizada na EBM Dilma Lucia do Santos. 

A proposta final deverá ser encaminhada à Camara de vereadores- OLHO VIVO NELES!


A LEI DO SNUC


O MAPA DO PARQUE HOJE



APRESENTAÇAO DO PRIMEIRO MAPA COM ALTERAÇOES

Durante a Consulta nos foi apresentado um novo mapa:
1- Áreas residenciais foram deixadas para fora dos novos limites do parque;
2- A área do Matadeiro onde  havia interesse por parte de um empreendedor em construir um resort foi totalmente englobada como parte do parque;
3- A área, também palco de conflitos, localizada no morro do Costao do Pantano, conhecida por aqui como o "palácio do Schneider", também teve sua área encolhida segundo o novo desenho a todos ali apresentado.

A outra boa surpresa foi:

4- O acolhimento do nosso querido Projeto do Entorno Escolar, situado no território ao lado da EBM Dilma Lúcia dos Santos, na Armação, e que cumpre também a função de 'corredor ecológico' entre os parques da Lagoinha do Leste e do Peri.'

Veja o mapa que nos foi apresentado:


AS SUGESTOES APRESENTADAS PELA COMUNIDADE

Mesmo tendo sua área ampliada, o povo lá presente marcou força e presença em defesa da natureza e da vida solicitando outras alteraçoes como:

1- Ampliaçao do corredor ecológico fazendo uso da área do Carlos Almeida, que fica do outro lado da estrada;
2- Inclusao da área da planície do Pantano do Sul como um todo no novo desenho do parque;
3- Inclusao de toda área do "palácio do Schneider" no Costao, podendo inclusive transformá-la em Sede do Parque ( mais detalhes sobre este caso específicoabaixo);
4- Criaçao de Zona de Amortecimento


DENÚNCIAS E QUESTIONAMENTOS


Durante a Consulta a populaçao fez diversas denúncias com relaçao:

1- À presença e disseminaçao dos pinheiros que estao tomando conta de todo morro do Costao do Pantano, com concentraçao massiva na propriedade do Schneider e de lá se espalhando por todos os lados, chegando inclusive no Morro da Corroa, já na Lagoinha do Leste!!!

2-Questao da estrada no mesmo costao, por todos conhecida como caminho dos pescadores que foi "privatizada" e teve seu acesso por veículo bloqueado aos moradores daquela área, causando desconfortos de toda sorte, além de ameaças por parte do dito "proprietário"a quem ousar cruzar o portao por ele lá instalado. A estrada dos pescadores é na verdade uma VIA PÚBLICA,  Rua Sinfronio de Souza!!!!

3- Quem segue a pé por aquele caminho hoje se assusta com o tamanho do bloqueio, com a quantidade de árvores de espécies invasoras plantadas por lá, com o número escandaloso de pinheiros que tomaram conta de tudo e eliminaram a vegetaçao nativa. 

4- Além desses problemas, questionou-se como a FLORAM permite a existencia e permanencia dos 3 grandes açudes construídos lá no topo do morro, "decorando" o "jardim do palácio" e prejudicando o curso natural das águas, que antes, alimentavam todo o costao.

OS AÇUDES DO JARDIM DO PALÁCIO

Veja abaixo as imagens impressionantes dos açudes artificiais que roubam de nosso morro e nossa mata, a água que lhe é de direito.

Esta primeira imagem é de 2002.


 A seguir imagem de 2009...


E finalmente, a imagem de abril de 2015...


A equipe da FLORAM ficou entao de se reunir e preparar um mapa final, este apresentado em reuniao na Sede da Lagoa do Peri no doa 10 de agosto de 2015.






O PARQUE NATURAL MUNICIPAL DA LAGOINHA DO LESTE






Desta forma, questoes como a zona de amortecimento, ampliaçao do corredor ecológico e incorporaçao da área do "palácio" foram acolhidas !

A estrada dos pescadores que, como mencionado anteriormente é sim, Rua Sinfronio de Souza, ficou de fora do parque para benefício de toda comunidade, já que é pública, o que deve em breve resolver o imbróglio que impede seu acesso, coisa que se arrasta por uma década!
Quanto a questao dos açudes e pinheiros invasores certamente nao ficará insolúvel se depender da pressao popular!

AGORA É AGUARDAR ATÉ O PROJETO SER ENCAMINHADO À CAMARA E... OLHO VIVO NOS EMPRESÁRIOS, REIS E VENDEADORES...



Um comentário:

  1. parabéns aos valorosos companheiros do Pântano do Sul: unidos venceremos!

    ResponderExcluir