ND do Pântano do Sul

ND do Pântano do Sul
A LUTA PELO PARQUE CONTINUA!

domingo, 20 de dezembro de 2015

PÂNTANO DO SUL DANDO EXEMPLO! LUGAR DE CARRO É NA RUA!

Botando a prefeitura e a polícia para trabalhar...
A prefeitura pode ter se livrado de tirar os carros de TODAS as praias, dunas e restingas da Ilha de Santa Catarina , mas a briga só está começando!
O Pântano do Sul deu o exemplo, agora a prefeitura vai enfrentar novas brigas: Santinho, Praia do Forte, Ponta das Canas...

Lugar de carro é na rua! 
Pântano do Sul.. com sol ou nublado... sem carros incomodando banhistas.



Em outros locais ainda se vê isso... Guarde a imagem porque ela vai ser passado em breve!!!





CANCELADO ABRAÇO NA PRAIA DEVIDO AO MAU TEMPO!!!

Olá pessoal!
Devido ao mau tempo nosso 
ABRAÇO na PRAIA DO PÂNTANO DO SUL foi cancelado!

AGUARDEM anúncio da NOVA DATA!!!



sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

VENHA ABRAÇAR A PRAIA DO PÂNTANO DO SUL!- pela luta contra os carros no Santinho, Ponta das Canas e Praia do Forte!





NOSSA CONQUISTA PODE DAR INÍCIO A MOVIMENTOS PELA RETIRADA DE AUTOMÓVEIS DE OUTRAS PRAIAS DA ILHA DE FLORIANÓPOLIS COMO SANTINHO, PONTA DAS CANAS E PRAIA DO FORTE!!!


quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

PRAIA DO PÂNTANO DO SUL LIVRE DE AUTOMÓVEIS!

Muitas pessoas que se envolveram no início desta luta contra a presença de carro na praia do Pântano do Sul  tinham filhos pequenos na época, e hoje já são avxs!!! 

Enfim, a VITÓRIA da comunidade!

Mediante denúncia, o Ministério Público Federal fez uma Ação Cível Pública em maio deste ano de 2015 contra a Prefeitura, Floram e União por não zelarem pelo patrimônio da União, permitindo a circulação e estacionamento de carros nas areias da praia do Pântano.


Em 16 de junho aconteceu a primeira Audiência Pública na Justiça Federal, depois de dada a sentença pelo Juiz Marcelo Krás Borges, ocasião em que a população pode participar contribuindo com suas opiniões e questionamentos. Em 29-09,  quando da segunda e última audiência pública, nossa comunidade compareceu enchendo a sala e ainda deixando outras pessoas do lado de fora.
Audiência Pública na Justiça Federal

O acesso de veículos à praia só será permitido àqueles moradores cadastrados no DIOPE que não tem outro acesso às suas residências que não pela praia , veículos  de entrega de restaurantes e bares , caminhão de lixo e carros dos pescadores. Esses veículos, contudo, não poderão ficar estacionados na praia

Esta decisão poderá trazer mudanças importantes em outras localidades da ilha de Florianópolis como Santinho, Praia do Forte e Ponta das Canas, locais que ainda sofrem com a invasão de carros em área de praia por conta da total falta de de zelo por parte da prefeitura, Floram e União. 

A partir de agora, cenas como as abaixo não mais acontecerão em nossa praia!

2014
Engarrafamento na praia em 2010

O Pântano voltou a ser a linda praia com crianças brincando livres e barcos colorindo a bela paisagem!




No dia 30 de novembro as primeiras placas de proibição de acesso de veículos à praia foram instaladas fazendo-se necessária a presença da polícia.



O dia 16 de dezembro entrou para a história local com a retirada dos paus da praia, que além de significarem perigo às embarcações, também poluíam a paisagem.





Os donos de 3 restaurantes ficaram indignados.
Os apoiadores do movimento Não aos carros na Praia do Pântano do Sul foram insultados diversas vezes no decorrer dessas semanas...
A placa de proibição de estacionamento colocada na frente de um dos restaurantes foi arrancada, em flagrante dano ao patrimônio público, e em seu lugar foi colocada uma placa da Fatma indicando a qualidade da água.


Inconformados, os donos desses restaurantes, tentaram toda sorte de manobras para fazer crer a população de que  conseguiriam reverter a sentença do juiz. Soltaram boatos e até encomendaram uma pseudo audiência pública na câmara de vereadores, na qual somente estavam presentes os 3 donos de estabelecimentos, seus vereadores despachantes ( Sandrini, Ricardo Vieira e Lela e algum assessor) e uma pessoa do movimento Não aos carros, que lá compareceu para testemunhar a farsa anunciada por Hélio Costa na RIC. Vale lembrar, inclusive, que um dos proprietários desses restaurantes é funcionário de carreira da câmara.


A tal AP de faz-de-conta na Câmara

Uma das alegações dos inconformados com a "rebeldia" da comunidade era a falta de estacionamentos, ou outras que iam desde a queda de clientela até desemprego em massa.


Lembrando que a prefeitura só acatou a lei porque foi obrigada pela justiça, vale  citar aqui que enrolou o máximo possível para instalar as sinalizações, sendo necessário buscar interferência da justiça e MPF para que cumprisse sua obrigação, restando ainda colocar as placas de proibição de estacionamento nas ruas de acesso à praia para evitar transtornos no bairro em dias de grande movimento e adequação do afunilamento, que do modo como foi feito, pouco irá conter os motoristas irresponsáveis.



afunilamento

Uma grande mobilização foi feita através da página do movimento Não aos carros na Praia do Pântano do Sul no facebook . 
https://www.facebook.com/foracarrosnapraiadopantano/?fref=ts
Nesse espaço a comunidade encontrou uma ferramenta importante para obter e divulgar informações, compartilhar notícias, fotos, fazer denúncias e divulgar o movimento. Todos tem-se mantido em estado de alerta denunciando os motoristas que ignoram as sinalizações e chamando insistentemente a polícia sempre que necessário. SPU e Floram ainda não foram vistas por aqui, como acordado.


Para comemorar e selar nossa vitória, neste DOMINGO dia 20 de dezembro, às 15 horas, a COMUNIDADE E VISITANTES irão ABRAÇAR a praia! Junte-se a nós nesse momento especial!!!
São essas então, as últimas notícias da PRAIA do PÂNTANO do SUL, que voltou a ser MARAVILHOSA E LIVRE DE AUTOMÓVEIS , dando iniciou a um processo de renovação de hábitos que poderá trazer grandes transformações no bairro.