ND do Pântano do Sul

ND do Pântano do Sul
A LUTA PELO PARQUE CONTINUA!

quarta-feira, 28 de março de 2012

PDP- A Audiência Pública de apresentação do ante projeto da Prefeitura para a cidade de Florianópolis- 27 de março de 2012 - Clube XII

Quem entra no site de uma prefeitura em plenos tempos de retomada de Plano Diretor, dito participativo, esperaria no mínimo encontrar um LINK bem claro e visível logo de cara: PLANO DIRETOR.
QUER FAZER O TESTE?


Entre no site da PMF e tente encontrar notícias sobre o PDP ou a apresentação do ante projeto da prefeitura, apresentado na noite desta terça- feira, dia 27 de março de 2012.!!!
http://www.pmf.sc.gov.br/

Com direito à mesa repleta de autoridades, auditório do Clube XII cheio, discursinho pela "sustentabilidade" dos interesses do Dário e amigos, o anteprojeto foi apresentado.

Só para esquentar o motor da memória....
O Núcleo Gestor definiu em reunião anterior à audiência pública, que as Oficinas temáticas deveriam ocorrer com intervalos de modo a possibilitar os debates nas comunidades. A sugestão da prefeitura em realizar as oficinas em dias corridos foi rechaçada por todos. Logo de cara, na abertura da audiência pública da noite de ontem, Rodolfo Pinto da Luz, conduzindo a mesa, afirmou, ignorando solenemente a decisão do NGM- que consta inclusive em Ata- que as oficinas ocorreriam em dias corridos.

Depois dessa abertura clássica, um profissional fez o trabalhinho da apresentação babando generalidades e apontando para imagens em duas minúsculas telas laterais, com mapas pequenos que não davam leitura, letras pequenas a la contrato de alto risco e a repetição da frase: "vocês podem dar uma lidinha no projeto na internet"- SÓ QUE ELE NÃO ESTÁ À DISPOSIÇÃO NO SITE DA PMF!!!!

Perfeito... é esse mesmo o nível da coisa: a gente dá uma "lidinha" num ante projeto de um plano diretor... da nossa cidade...

Só para refrescar novamente a memória...
O Núcleo Gestor vem solicitando o mapa das condicionantes ambientais faz muito tempo e a PMF vem se recusando a apresentá-lo, mesmo que incorrendo em ilegalidade e falta de compromisso.
Sem esse mapa, nenhum plano diretor é factível- pois sem ele, trabalha-se no escuro.

Mais adiante na apresentação da PMF na Audiência, uma vez mais, o palavrório dos técnicos já ouvido antes nas reuniões do NGM, foi repetido: "este mapa contém as condicionantes"- só não dá prá gente ver!!! Aliás, nem as condicionantes ambientais nem as deliberações das comunidades!!!! Mas, segundo eles, nos falta boa vontade. O problema assim, são nossos olhos, e... nossa boa vontade!


Assim que a "apresentação" terminou, obviamente, a mesa tentou a velha e embolorada tática de LER  as perguntas e respondê-las, evitando a manifestação oral das pessoas.
Protestos...
O microfone foi então aberto ao plenário... 2 minutos ( !!!) para cada falação.


Com exceção de algumas falas mais comprometedoras, dando "voto de confiança" à PMF, possivelmente... aliás, só possivelmente, em função de acordos eleitoreiros em andamento, a esmagadora maioria das falas fez críticas contundentes à PMF, à FRAUDE que é seu ante projeto, à clara manobra e à falta de respeito ao povo da cidade, ao processo participativo e ao NGM.







Em seu ante projeto, a PMF faz uso de nomenclaturas até hoje não utilizadas em todo processo do PDP, o que dificulta a compreensão das informações, além de trazer perigosos componentes que viabilizam ocupações indesejáveis em áreas de APP ou áreas onde a população decidiu por proteção integral, só para dar um exemplo! Este  foi exatamente o caso da planície do Pântano do Sul, onde decidimos pela criação do parque e eles propõem ocupação urbana com nomenclatura floreada.
                                     
                                                                Nossa planície inundável como área edificável!
Em outro momento as pegadinhas denunciadas serão aqui decodificadas para que todos compreendam a manobra politica dessa fraude que chamaram de plano.

A recomendação do Ministério Público Federal, obtida com o esforço de nosso ND para toda a cidade, além de desrespeitada, foi também desdenhada na reunião do NGM, tratada como sendo "apenas uma recomendação, à qual não necessariamente temos que obedecer", segundo a prefeitura. Veremos o que o Ministério Público tem a dizer a respeito!

A noite de ontem foi marcada pela manipulação da PMF. Ficou claro que o plano apresentado não é o nosso. Ficou claro o drible- uma vez mais.

A PMF queria tratar desse ante projeto entre quatro paredes, longe dos olhos da população. O NGM decidiu pela apresentação à população como um todo para que a FRAUDE se tornasse ´pública.
Foi exatamente isto que ocorreu. Que vexame, uma vez mais!

Ao final, as lideranças se reuniram e providências estão sendo tomadas no sentido de tentar frear o processo fraudulento que a PMF tenta,uma vez mais, impingir à população.

Fica assim, o convite a que todos assistam novamente o vídeo do Levante do TAC, que ocorreu em 2010, quando a prefeitura tentou apresentar o projeto da CEPA para a Câmara dos Vereadores.
Este, apresentado ontem, é exatamente o mesmo projeto da CEPA! Com algumas cores diferentes, mas com a mesma intenção sórdida de fraudar o plano diretor da população que decidiu na fase anterior (2007-2008) questões que foram totalmente ignoradas. Uma afronta às pessoas que participaram e vem dedicando anos de suas vidas com trabalho voluntário, organizando e debatendo a cidade para que esta continue a ser a BELA FLORIANÓPOLIS com  VERDES MATAS, ÁGUAS LINDAS E QUALIDADE DE VIDA.

O Levante do TAC
http://www.youtube.com/watch?v=QM4mNWA69nw
Fotos da AP
https://picasaweb.google.com/113822867693109068518/PLANODIRETORAPRESENTACAO2012?authkey=Gv1sRgCP2C4OHxmfP97wE&feat=email#5725011697361133474

Nenhum comentário:

Postar um comentário